NA IPRO CLINIC

dedica-se à saúde oral dos mais novos, crianças e adolescentes, e ainda de pacientes especiais (portadores de deficiência)

Primeira Consulta

Deverá ocorrer por volta dos 6 meses, altura em que normalmente ocorre a erupção dos primeiros dentes de leite (dentes temporários). Na primeira consulta é delineado o programa de saúde oral para a criança.

Regularidade

Se for observada uma boa saúde oral, a criança deve voltar a cada 6 meses. Caso seja observado o oposto, a criança deve voltar a cada três meses.

Dentes de Leite

Estes dentes surgem, normalmente, entre os 6 e 8 meses de vida. Entre os dois anos e meio e os três, completa-se um total de 20 dentes. Caso a criança não apresente quaisquer dentes de leite após um ano de vida, deve entrar em contacto com o seu dentista.
Não julgue que por serem dentes de leite não merecem um cuidado redobrado, pois é importante não esquecer que alguns destes dentes permaneceram na boca da criança até os 11/12 anos.

PORQUÊ A ODONTOPEDIATRIA?

As consultas para esta área são extremamente importantes para as crianças como para os pais, pois são nestas mesmas consultas que são delineados tratamentos curativos mas, fundamentalmente, preventivos para que se atinja a idade adulta com uma correta higiene oral para uma boca saudável.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Escovar duas vezes ao dia, sendo que uma dessas seja obrigatoriamente após a última refeição

Uso do fio dental (o seu uso é recomendado a crianças com idades entre os 4/5 anos, com o auxílio de um dos pais)

Aplicação de flúor

Selantes de fissura (este produto é um verniz que se coloca nas fissuras de um dente para que fique protegido contra as cáries

Uma alimentação saudável rica em fibras e vitaminas