NA IPRO CLINIC

a doença Periodontal deve ser tratada precocemente, para evitar que se agrave e acabe prejudicando o osso e tecidos que sustentam os dentes, causando mesmo a perda dos dentes

Este é um problema causado por infecções bacterianas que afectam a gengiva e o osso que suporta o dente. Inicialmente as bactérias causam uma inflamação na gengiva e a consequente, gengivite. Se esta situação não é tratada as bactérias podem atingir o osso, e causar uma periodontite.

Regra geral, os pacientes que apresentam, ou que já apresentaram este problema de saúde oral, são susceptíveis a voltar a apresentá-la, daí ser necessário o acompanhamento de Médicos Dentistas nesta área. No caso de o problema se encontrar mais avançado é necessário recorrer a pequenas intervenções cirúrgicas.

Atualmente, estas duas doenças são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. A principal causa destas doenças é a placa bacteriana e o tártaro ou “pedra” e alguns dos sintomas são: sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas, gengivas vermelhas, aumento de volume nas gengivas, presença de pus nas gengivas, gengiva desinserida (“descolada”), retração gengival (“gengivas mirradas”), dentes sensíveis ao frio, mau hálito e/ou mau sabor na boca, dentes a abanar e a separarem-se.

PORQUÊ PERIODONTOLOGIA?

O modo de evitar estas doenças é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.

Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas pelo Médico Dentista, que envolvem a raspagem, o alisamento radicular e a eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.