A IPRO CLINIC

Instituto de Prevenção e Reabilitação Oral no Funchal, foi o primeiro Centro Avançado de Implantologia e Medicina Dentária a ser implementado no Funchal em 2010.

A sua fundação vem no seguimento da carreira profissional intensa do seu mentor, e atual diretor clínico, Dr. Gil Caroto.

Dr. Gil Caroto fez o seu percurso académico na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, tendo sido, depois, Professor Assistente Convidado e Professor de Oclusão, no Curso de Técnicos de Prótese Dentária da então Escola de Formação, onde conciliou com a prática na clínica privada Policlínica das Avenidas Novas, na Avenida da República em Lisboa, chefiando a valência de Medicina Dentária.

Entretanto, vai participando em conferências em Portugal e no Estrangeiro, nomeadamente em Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América, Brasil entre outros. Ainda nos primeiros anos da década de noventa, coopera nos serviços clínicos da transportadora aérea portuguesa TAP, coordenando e elaborando o 1º ficheiro médico-legal desta companhia e termina a sua carreira como diretor clínico no ano de 1993.

Mais tarde, no ano de 1999, ruma aos Estados Unidos da América, Universidade de Washington Seattle, para o curso de Métodos de Investigação na Área da Medicina Oral.

Após ter sido convidado pelo então Presidente do Concelho Diretivo Prof. Simões dos Santos, e com o apoio do Presidente do Conselho Cientifico Prof. Jorge Leitão da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, para continuar a sua carreira nesta instituição, com o intuito de exercer no futuro funções de liderança naquela instituição, decide voltar à sua terra natal, a Ilha da Madeira.

Utilizando toda a sua experiência de docência e de clínica, pretende conceber uma unidade de saúde oral completa em todas as suas valências.

Assim, reconstrói um edifício no centro da cidade do Funchal com aproximadamente 400 metros quadrados, onde cria uma clínica dentária dotada com Bloco Cirúrgico, Laboratório de Prótese Dentária, avançados Gabinetes de Tratamento de acordo com as especialidades presentes, e todas as condições necessárias e modernas para o pleno tratamento funcional, reabilitador e estético do aparelho mastigador.

Desta forma, cria no Funchal a Clínica Dentária IPRO com uma estrutura ao melhor nível internacional, já tendo sido visitada, e elogiada, por grandes figuras Nacionais e Internacionais, como Simões dos Santos, Bertil Friberg, entre outros.

Vivendo o presente, com o olhar no futuro, a Clínica Dentária IPRO Clinic oferece aos seus pacientes as últimas tecnologias de reabilitação oral e estética, como por exemplo o sistema Nobelguide, que permite reabilitar desdentados totais ou parciais, com dentes fixos, em apenas 45 minutos e quase sem sintomatologia pós-operatória. Esta técnica é tratada previamente em modelos digitais, e por isso, com toda a correção de possíveis erros de colocação dos implantes dentários, manuseado através de computador, aumentando o rigor e a segurança do tratamento dentário ao mais alto nível.