O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que permite ao paciente obter um sorriso mais branco de forma rápida, sem danificar os dentes e sem necessidade de cirurgia.
BRANQUEAMENTO
O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que permite ao paciente obter um sorriso mais branco de forma rápida, sem danificar os dentes e sem necessidade de cirurgia.
BRANQUEAMENTO
O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que permite ao paciente obter um sorriso mais branco de forma rápida, sem danificar os dentes e sem necessidade de cirurgia.
BRANQUEAMENTO
previous arrow
next arrow
Slider

Vantagens do Branqueamento Dentário

A grande vantagem de se realizar um branqueamento dentário traduz-se na melhoria significativa da estética dentária e por conseguinte da nossa auto-estima. Mesmo nem sempre atingindo um branco hollywood, porque nem sempre é possível, os nossos pacientes terminam as nossas consultas de branqueamento com um sorriso de orelha a orelha e muito mais vaidosos com os seus dentes.

Além deste benefício pessoal existe também uma grande vantagem em termos dentários, uma vez que para realizar um branqueamento dentário não existe a necessidade de realizar qualquer tipo de procedimento invasivo.

Outro grande ponto positivo é, sem dúvida, o tempo do tratamento para branquear os dentes. Cada vez mais o stress do quotidiano limita as visitas e a disponibilidade de horário para estar no dentista. O branqueamento dentário, quer realizado em consultório quer em casa, surge também como uma resolução rápida para a melhoria da estética sem requerer horas “de cadeira”.

Branqueamento dentário é seguro?
Existe contra-indicação?

Desde que realizado e/ou acompanhado por um profissional da área da saúde oral, o branqueamento dentário é um procedimento extremamente seguro. Como qualquer tratamento dentário, existem riscos inerentes mas que são reconhecidos e controlados pela higienista oral. De entre eles destacam-se a sensibilidade dentária pós-tratamento e irritação gengival que podem ocorrer pelo contacto com o produto concentrado do branqueamento.

No mercado de venda livre, por sua vez, existe um largo espetro de produtos que se publicitam como “branqueadores” mas cuja eficácia é questionável. Uma vez apresentarem diferenças significativas dos produtos de branqueamento de clínica não é possível afirmar a segurança destes ou a sua eficácia.

Qualquer pessoa com uma boa saúde oral pode ser candidata à realização de branqueamento dentário. Para isso, é fundamental uma avaliação prévia para despiste de situações que possam influenciar o resultado do procedimento (lesões de cárie, gengivite, bolsas periodontais ou restaurações infiltradas).

Além disso, restaurações extensas, coroas ou facetas existentes podem influenciar o resultado obtido, uma vez que estes materiais não branqueiam como a superfície dentária.

Grávidas e mães a amamentar são aconselhadas a não realizar branqueamento dentário durante esses períodos, não pelo risco de poder existir alguma complicação mas apenas por precaução.

Jovens com menos de 18 anos também são aconselhados a esperar pela maioridade, altura em que há a garantia de já não existirem dentes imaturos que possam sofrer algum dano pelos produtos de branqueamento.

Decidi fazer o branqueamento. Qual é o próximo passo?

O primeiro passo é escolher uma clínica de branqueamento dentário de confiança e fazer uma avaliação de higiene oral.

Antes do branqueamento dos dentes, deve ser realizada uma destartarização e, caso existam cáries, estas também devem ser eliminadas. Como costumo dizer: primeiro a saúde, depois a estética.

Outro fator importante a considerar é se o paciente possui restaurações, pois estas não branqueiam e podem ter de ser trocadas a posteriori, para que a dentição fique com uma cor homogénea.

Cuidados Após o Branqueamento Dentário?

O trabalho de branqueamento dentário não termina na clínica. O paciente deverá utilizar goteiras em silicone transparente, durante 3 dias, durante o período de descanso noturno, com um gel viscoso que evita a regressão da cor do esmalte.

Como os poros ficam abertos entre 24 a 48 horas após o tratamento, devem-se ter alguns cuidados, entre os quais evitar o consumo de bebidas ou alimentos ácidos ou com pigmentos, como o café, chás, frutos vermelhos, caril, molho de tomate, sumos naturais, vinho tinto e refrigerantes.

Se o paciente não respeitar as recomendações, deve beber um pouco de água após o consumo dos alimentos mencionados, escovar os dentes ou enxaguar a boca com um elixir. O tabaco também deve ser evitado ao máximo.

FAQ: Perguntas Frequentes sobre Branqueamento

Não. O branqueamento dentário só por si não danifica ou destrói o esmalte. O gel branqueador tem a capacidade de se infiltrar no esmalte mas sem lhe causar dano.

Sim. O branqueamento pode causar uma sensibilidade dentária, que é sempre transitória. Para ajudar a lidar com este desconforto aconselhamos aos nossos pacientes a utilização de gel dessensibilizante durante esse período inicial.

Sim. Se não existir um correto isolamento da gengiva em redor dos dentes o contacto desta com o produto branqueador pode lesar e causar ardor na gengiva.

Sim, antes ou após a colocação do aparelho. Por norma o branqueamento é feito após o tratamento ortodôntico quando já se verifica o alinhamento dos dentes e após serem removidos os brackets ou attachments aderidos às superfícies dentárias.

Qualquer pessoa, desde que mantenha uma boa saúde oral, pode fazer branqueamento. Apesar de fumar não se incluir nos bons hábitos de saúde oral, o problema nestes casos prende-se sobretudo com o resultado que não será duradouro, pois mantendo o hábito os dentes irão novamente incluir o pigmento do tabaco e escurecer rapidamente.

Sim. Todas estas bebidas, e não só, contêm pigmentos que se aderem e se incorporam nas superfícies dentárias. Durante o período de branqueamento e após o mesmo não é então aconselhável a ingestão deste tipo de bebidas ou comidas com pigmentos/corantes. No entanto se não conseguir evitar, fica a sugestão de tentar bochechar com água no momento e se possível escovar os dentes após a refeição.

Por regra, este tipo de procedimentos só se realiza após os 18 anos. Consoante a avaliação do caso e indicação para branqueamento poderá ser feito mais cedo mas só apenas a completa maturação do(s) dente(s) a branquear.

Pela sua constituição, os caninos são os dentes que mais volume de dentina possui. (A dentina é a camada sob o esmalte responsável pelo tom amarelado dos dentes). O branqueamento nem sempre resolve esta diferença mas é capaz de a atenuar, mantendo o aspecto harmonioso de uma dentição natural.

Não é possível dizer. Existem várias causas que podem originar essas áreas esbranquiçadas nos dentes. É essencial uma avaliação prévia, pois em certos casos é necessário adaptar a distribuição do produto branqueador para não correr o risco de aclarar ainda mais a mancha branca e exacerbar a diferença de cor. Na maioria dos casos, com o branqueamento em consultório, conseguimos contudo atenuar bastante as zonas esbranquiçadas e obter uma harmonização muito satisfatória.

Pode. Os vários tipos de branqueamento mencionados neste artigo destinam-se sobretudo a melhorar a estética global do sorriso através da suavização da cor dos vários dentes da frente. Contudo existem casos em que apenas um ou dois dentes se encontram mais amarelados. Quando o problema do paciente são apenas esses dois dentes poderá ser feito um branqueamento localizado.

Não é possível dizer. Só após uma avaliação individual da sua condição oral é que é possível dizer qual o tipo de branqueamento melhor para si. O que se pode afirmar com certeza é que o branqueamento feito em consultório é sempre o mais rápido pois é aquele que usa o produto mais concentrado.

NA IPRO CLINIC

o Branqueamento está indicado para casos em que se pretende melhorar a estética dentária visto que os dentes brancos são associados a juventude e saúde

PORQUÊ O BRANQUEAMENTO?

O objectivo é alcançar a máxima brancura natural dos dentes, e não mais que isso. É preciso ter em conta que os dentes reagem de maneira distinta ao tratamento, por isso, os resultados podem variar de pessoa para pessoa, no entanto, em todos os casos, as alterações são bastante significativas. Mesmo os dentes muito escuros podem ser branqueados e, na maior parte dos casos, com excelentes resultados.

Marque o seu Branqueamento na IPRO Clinic

Agende a sua consulta de avaliação através do formulário abaixo ou ligue para os nossos números.

Entraremos em contacto para a marcação da sua Consulta.