Muito mais que uma simples limpeza dos dentes, a correta higiene oral impede a entrada de bactérias no organismo, contribuindo para a saúde geral do paciente.
O que se faz numa Consulta de Higiene Oral?
Manutenção de Tratamentos
As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos da IPRO Clinic. Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos dentários e desvitalizações são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação.
Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas e uma higienização eficaz realizada em casa contribuem para a longevidade destes tratamentos.
Destartarização
Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas gengivais e dentários.
Aplicação de Flúor
Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.
Aplicação de Selantes
Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies mastigatórias dos dentes, e que após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul led) endurece, formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.
Importância de uma Higiene Oral
1. Prevenir doenças das gengivas
A principal doença da gengiva é a infecção dos tecidos que circundam os seus dentes e é uma das principais causas de perda óssea, se não for tratada. Consultas de Higiene Oral regulares, e uma boa higiene oral em casa, são fundamentais para a prevenção de doenças da gengiva.
2. Ter um sorriso saudável
Um sorriso bonito torna a pessoa mais confiante e satisfeita com a sua imagem. Consultas de Higiene Oral regulares e a personalização que a nossa higienista faz perante as suas necessidades irão ajudá-lo a melhorar e manter o seu sorriso saudável.
3. Acompanhar a Evolução da Saúde Oral
As visitas regulares à clínica dentária irão ajudar a sua higienista oral a acompanhar a sua saúde oral e a comparar a sua evolução com as consultas anteriores. Nessas visitas a sua higienista irá analisar de perto os seus dentes e gengiva e é sabido que todos os problemas quando detectados precocemente são muito mais fáceis e menos dispendiosos de tratar e têm um melhor prognóstico. Nestes casos, se necessário, a higienista encaminha o paciente para a especialidade da medicina dentária na clinica que mais se adequa ao tratamento do problema detectado.
4. Manter uma boa Saúde Geral
Vários estudos revelam que existe uma correlação entre a fraca saúde oral e doenças inflamatórias crônicas, tais como: doenças cardiovasculares, diabetes e acidente vascular cerebral. Consultas de Higiene Oral regulares irão ajudar a manter os seus dentes e gengiva saudáveis tendo uma repercussão positiva no controlo mais saudável dessas doenças.
NA IPRO CLINIC
a Higiene Oral é o processo que resulta da remoção eficaz dos restos dos alimentos dos nossos dentes e que dificulta o desenvolvimento das bactérias que os destroem e lhes provoca as cáries e as gengivite.
A primeira fase remove-se a placa e tártaro depositados. Normalmente é utilizado um aparelho de ultrassom para eliminar a maior parte do tártaro. De seguida, com a ajuda de aparelhos especializados, são removidos os restantes vestígios de placa e tártaro que ainda possam existir.
O próximo passo é o polimento dos dentes para deixar a sua superfície suave. Embora o polimento elimine manchas, deixando os dentes brilhantes, não se limita a um procedimento cosmético. Suaviza também pequenas imperfeições e zonas de textura mais rugosa nos dentes, protegendo contra uma nova acumulação de placa bacteriana.
PORQUÊ UMA HIGIENE ORAL?
Manter a saúde oral é um modo de evitar situações dolorosas na boca e na face, de prevenir várias situações como o cancro oral e o da garganta, as infeções orais de todo o tipo, o apodrecimento e queda de dentes, a doença das gengivas e outros que podem limitar atividades normais do dia-a-dia (como seja mastigar, sorrir e falar).